Close

2 de junho de 2017

O que é motricidade orofacial?

São os movimentos que executamos utilizando todos os órgãos da cavidade oral (boca). Estes órgãos são: lábios, língua, dentes, bochechas, mandíbula, palato duro e mole (abrange toda a área do “céu-da-boca”), freios labiais e freio lingual. Este sistema é responsável por executar determinadas funções, que são: mastigação, deglutição, sucção, fonação e articulação, e, finalmente, respiração.

 

Se um indivíduo respira bem e alimenta-se corretamente, realizando os movimentos dos órgãos da cavidade oral (boca) de forma adequada, conseqüentemente ele fala bem. Se todas as funções se desenvolvem dentro de seus padrões corretos, influenciam beneficamente na definição das formas e contornos das arcadas dentárias, na expressão facial e na articulação das palavras (fala).

 

Porém, quando estes movimentos não são realizados de maneira correta os músculos faciais podem sofrer alterações. Por exemplo, quando o indivíduo respira pela boca provoca conseqüências prejudiciais como as assimetrias faciais; alterações oclusais (mordida) deformando a arcada dentária; espirrar saliva ao falar, acordar muito durante a noite engasgado; diminuição do tônus (estado de tensão dos músculos, “força”) da  língua, lábio e bochecha e conseqüentemente não conseguindo articular direito ao falar, mastigação ineficiente entre outros.

 

Para evitar estes problemas segue algumas dicas:

– A alimentação é fundamental, é importante que o recém nascido seja amamentado, pois na hora que realiza a sucção está fazendo exercícios com a musculatura da face.

 

Quando começar a nascer os dentes fazer uso de alimentos sólidos (duros) como legumes, frutas, carne, pão francês, entre outros, pois exercita a musculatura facial, se comemos apenas alimentos muito moles como pão de forma, iorgutes, carne e legumes cozidos não exercitamos a nossa musculatura facial e a mesma poderá apresentar
alterações.

 

– Se um indivíduo tem alguma doença respiratória como sinusite, rinite, bronquite, asma, adenóide hipertrófica (carnes esponjosa), desvio de septo, ou qualquer outra alteração que atrapalhe a passagem de ar pelo nariz, é muito importante procurar um médico otorrinolaringologista, para tratar o problema e garantir uma respiração adequada.

 

– Evitar hábios orais nocivos como: morder a unha, ou morder lápis, canetas; chupar dedo; chupar chupeta após os 2 anos de idade; utilizar mamadeira após os 2 anos e cortar o bico da mesma; respirar de boca aberta.

 

– Em muitos casos as dificuldades de mastigação estão relacionadas com a dentição e a oclusão (mordida) dos dentes, se sentir dificuldade para mastigar os alimentos ou manter a boca fechada e respirar apenas pelo nariz procurar um dentista especializado em ortodontia para uma avaliação.

 

– Se a musculatura facial está alterada e atrapalhando a fala, mastigação e deglutição, procurar por um fonoaudiólogo para uma avaliação e se necessário uma fonoterapia para adequar a musculatura através de exercícios e orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *