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2 de junho de 2017

Crianças que demoram para começar a falar ou falam pouco

A aquisição da linguagem é o processo pelo qual a criança aprende sua língua materna. É através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de começar a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura.

 

Para falar, são necessários dois aspectos:

  1. Aspectos físicos:

– Possuir o centro de linguagem íntegro (sistema nervoso central).

– Possuir o aparelho fonador íntegro (estruturas envolvidas no processo de fala como língua, lábios, bochechas, pregas vocais).

 

  1. Aspectos do meio ambiente:

– Escutar, aguardar e observar o que a criança tem à manifestar: gestos, vocalizações e olhares,  procurando dar sentido a esses comportamentos, estímulos do meio ambiente e meio social na qual a criança esta inserida, oferecer segurança física e afetiva.

 

 

Os estágios de desenvolvimento em aquisição da linguagem

O processo de desenvolvimento da linguagem se dá em média passando pelos seguintes estágios:

  • balbucio – produção de sons: vogais (3-4 meses); consoantes e vogais (em torno dos 6 meses);
  • primeiras palavras – entre os 10 meses e 1 ano;
  • enunciados de uma palavra – em torno de 1 ano;
  • primeiras frases – entre os 1 ano e meio e dois anos;
  • explosão vocabular – entre os 2 e 3 anos;
  • domínio das estruturas sintáticas e morfológicas – entre os 3 anos e 3 anos e meio;

 

É importante ressaltar que devemos estar atentos a intenção comunicativa das crianças,
isto é, à intenção de comunicar-se e expressar-se. Esta intenção pode ser demonstrada através
da linguagem não oral por mudanças na mímica facial, utilização de gestos, produção de sons
de forma contextualizada, etc.

 

 

Atraso de linguagem

As causas mais freqüentes do atraso de linguagem que as crianças apresentam são:

  • estimulação ambiental deficiente
  • bilingüismo
  • fatores hereditários
  • problemas orgânicos
  • distúrbios emocionais

 

O atraso de linguagem se manifesta de forma evolutiva não satisfatória ou com dificuldades através de: vocabulário deficiente para a idade; dificuldade para estruturar sentenças; dificuldade para organizar o pensamento; dificuldade de compreensão; dificuldade para relatar fatos acontecimentos ou vivenciados; narrativa truncada apoiada em gestos e fala ininteligível geralmente acompanhada de alteração na articulação.

 

É importante ressaltar que há uma variação individual no desenvolvimento da linguagem de cada criança. Mas se você conhece alguma criança que não está desenvolvendo sua linguagem da forma citada pelos estágios acima procure um fonoaudiólogo para uma avaliação de linguagem.

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